30.3.10

Religião atómica

Aqui há uns tempos estive a fazer uma experiências num acelerador de partículas que era o maior da Europa na altura. Consegui ver com os meus olhos que a mecânica quântica afinal sempre se manifestava. Sempre pensei que era uma grande abstracção do Einstein, Schrödinger, Feynman e companhia. Mas quando vi que afinal havia umas ondas nos meus espectros de absorção comecei a duvidar do Newton e do Maxwell. Segundo a mecânica clássica, o pico de absorção devia atenuar-se e ponto. Não devia andar para ali a ondular. Mais convencido fiquei quando fiz a transformada de Fourrier e vi que afinal andavam para ali outros átomos a interferir com o meu átomo. Fantástico! Reconheço que necessitei de 20 anos de matemática e uns 10 de química para conseguir perceber e aplicar operadores hamiltonianos de interferência à equação de Schrödinger resolvida para o molibdénio. Moral da historia, confirmei a velha máxima do ver para crer. Agora, aparece o bosão de Higgs na historia. Aqui ao lado da terra onde eu moro andam a ver se apanham essa partícula sacana num acelerador que é tão grande que atravessa dois países. Como diria o meu irmão: vê lá tu que no outro dia ia atropelando um bosão de Higgs no IC19... Parece que esse bichinho é a prova que falta para validar o modelo padrão. O que não aparece nas noticias é que esse modelo apenas considera 3 forças, esquecendo aquela que é impossível de ignorar: a gravidade. Ou seja, anda tudo maluco à procura dum bosão que provavelmente vai mostrar que o modelo padrão está errado. Juntando uma dimensão teo-filosofica, os tipos da física até lhe chamam a partícula de Deus, vá-se lá saber porque. Apesar de estar completamente em desacordo com esta nomenclatura, ao menos fez-me pensar no nascimento duma nova religião, a religião atómica. Isto porque a definição de religião é acreditar numa cena sobre a qual não há provas nenhumas. Estaremos a assistir à génese duma fé atómica? Ao menos, esta fé é regida por equações e não por orações alegóricas! Por outro lado, se não acreditarmos em Deus vamos para o inferno. Se não acreditarmos na partícula de Higgs podemos ser engolidos por um buraco negro.

1 Comentários:

Blogger Nat disse...

Hahahahaha!!!! Lindo, adorei!
Especialmente porque eu andei dentro do túnel, ajudei a montar os tubos de criogenia ;)

Bjo
Nat

1:45 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial