18.3.09

Reflexão com sumo

- Sinto-me culpada! Foi o que ela disse depois de comprar uma máquina de lavar loiça e uma grande televisão. Ela nunca tinha tido uma máquina de lavar loiça e fazia já dois anos que a sua minúscula televisão tinha funcionado pela última vez. - Eu a sucumbir ao consumismo com tanta gente que precisa de dinheiro para alimentar a sua família até ao fim do mês. Prontamente a confrontei com uma frase curta que adoptei do meu irmão: Qualidade de vida. E aqui iniciámos uma ligeira reflexão sócio-filosófica. O seu sentimento de culpa vinha do fundo da sua generosidade e daquilo que alguns chamam de consumo responsável. É o mesmo principio que a leva a comprar produtos artesanais, de agricultura biológica ou de comercio equitável. Concordo perfeitamente com o conceito de consumo responsável, apesar de não o praticar, mas recuso sentir-me culpado por consumir de um modo não responsável. Sei que nem todos temos as mesmas oportunidades, sei que se calhar tive mais sorte na vida que outros, mas também sei o que custou esculpir o meu caminho. Entrar em comparações sobre o quanto custa ou não lutar pelo nosso lugar ao sol parece-me um exercício desprovido de sentido. Para mim o importante é a ambição de cada um e a força de vontade que se tem para continuar a remar em contra-corrente. Neste ponto sou perfeitamente egoísta (ou não, ao leitor de julgar). Estou a usufruir do estilo de vida que decidi construir para mim.

4 Comentários:

Blogger Mixavoltadomundo disse...

Nem concordo nem deixo de concordar... Simplesmente penso que o nosso "caminho" ja estava traçado antes mesmo de se pensar nisso... A vida é cheia de opções / escolhas...
Talvez mesmo para poder haver este tipo de pensamento...

9:49 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A todos nos sao dadas oportunidades! O segredo esta em saber agarra-las! E para saber agarra-las é preciso coragem! é preciso vontade!
Dificuldades todos temos! Uns mais outros menos. E como disseste e muito bem "o importante é a ambição de cada um e a força de vontade que se tem"!
Com força de vontade toda a dificuldade é mero desafio que se torna vitoria! E porque não, regorzijar-mos um pouco nos prémios das nossas vitorias? Porque não, aproveitar um pouco daquilo que lutamos para conseguir?

9:59 da tarde  
Blogger lady bug disse...

É bom voar e sonhar, quando se sabe à partida que existe alguém que nos puxa os pés para a terra quando é preciso. Equilíbrio...

welcome back!!

10:58 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Sustentabilidade, é a chave. E se não o somos numas coisas, podemos tentar sê-lo em outras... é a minha opinião.

6:49 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial